Entrevista por email a Cristina Sanna, Sassari, SS, Italia



Cristina Sanna
Cristina Sanna


1. Qual o teu primeiro contacto com a fotografia?

Meu primeiro contacto com a fotografia aconteceu quando eu tinha 13 anos com uma velha Kodak. Dos meus amigos, eu era a única que possuía uma máquina fotográfica!

2. Como desenvolveste o gosto pela fotografia?

A minha paixão pela fotografia vem do facto de que eu gostava de capturar cada momento que eu estava vivendo com amigos, festas, visitas de estudo e paisagens!

3. Que tipo de fotografia gostas de fazer?

Inicialmente preferia fotografar paisagens, dado que vivo numa bela ilha rodeada pelo mar ... eu fotografei só isso! Posteriormente, os meus olhos começaram a olhar para outros temas e comecei a fotografar na rua (street photo), especialmente fotos dos países antigos e as suas portas!

Praia "La Pelosa" na Sardenha por Cristina Sanna
Praia "La Pelosa" na Sardenha por Cristina Sanna


5. Já leste algum livro sobre fotografia?

Não, eu não li nenhum livro de fotografia.

6. Já fizeste algum curso de fotografia?

Sim, eu fiz um curso básico de fotografia, eu queria um mínimo de conhecimento sobre a tecnologia e como usar a máquina na versão manual.

7. Quais são as partes do dia que geralmente utilizas para fotografar (manhã, tarde ou noite)?

A luz é muito importante, eu prefiro fotografar pouco antes do sol ou captar a luz de manhã cedo, dificilmente fotografo na hora do pico do sol.

8. Fotografas durante a semana ou no final de semana?

Fotografo normalmente ao fim de semana, tenho mais tempo para caminhar e capturar sempre novos lugares!

9. Qual é o equipamento de fotografia que geralmente utilizas?

Após a utilização do primeira máquina com o filme Kodak, comprei a minha primeira compacta (sempre Kodak), tendo chegado depois o primeiro smartphone e seguintes tendo começado a usá-los muito, considerando-os confortáveis... Se eu pudesse fotografar todos os momentos do dia, mas eu percebi que eu não poderia obter satisfação. Três anos atrás, meu marido comprou-me uma Canon bridge até que chegue a reflex!

10. Já experimentaste várias máquinas fotográficas ou geralmente utilizas sempre a mesma?

Por enquanto alterno as fotos com a Canon e com meu smartphone Samsung Note 3 Neo

11. Já experimentaste fotografar com telemóvel?

Sim, eu tentei, mas também gosto de fazer vídeos. Só faço algumas fotos.

12. Se fazes fotografia de retrato, tens algum modelo habitual?

Eu faço fotografia de retrato, mas não gosto particularmente, prefiro outros géneros.

13. Quando viajas levas a máquina fotográfica contigo? O que procuras fotografar? Paisagens, Monumentos e/ou Pessoas?

Viajando, eu levo sempre a minha câmara, fotógrafo tudo, paisagens, prédios e pessoas, cenas do cotidiano.

14. Em que modo costumas fotografar? (automático, manual, prioridade à abertura, etc.)

Quando me concentro num assunto, fotografo na versão manual, mas quando eu tenho que fotografar com rapidez e tenho pouco tempo, fotografo no modo P.

15. Gostas mais da fotografia a cores ou P&B?

O preto e branco é a minha maior paixão, eu prefiro-o!

Street na Turquia por Cristina Sanna
Street na Turquia por Cristina Sanna


17. Costumas publicar as tuas fotos em algum site de fotografia? Se sim, qual ou quais?

Eu nunca publicado em qualquer site, minhas imagens são compartilhadas exclusivamente Google+

18. O que mais procuras num site de fotografia? (exposição das fotos, comentários, dicas, outros)

Todos os três conteúdos, procurei a primeira foto, então li os comentários, sugestões são sempre bem-vindas, são usados ​​para crescer, o mundo da imagem está sempre a mudar. Há muito a aprender e eu estou apenas começando este caminho bonito.

20. Quem mais te influenciou na fotografia?

Fui influenciado pelo meu irmão, que tem alguns cursos práticos em fotografia. Desafiou-me a usar uma máquina fotográfica, deixando de lado o smartphone do costume!

21. Porque é que a fotografia é importante para ti?

A fotografia é uma ferramenta de comunicação, observar uma foto faz você entender a sensibilidade do fotógrafo, cada imagem tem de entrar no coração do espectador, deve provocar emoção.

22. Acreditas na expressão: Uma foto vale mil palavras? Se sim, porquê?

A foto não fala, mas comunica tanto, cada um de nós recebe diferentes nuances, tem de transmitir sensações, deve excitar.


versão em italiano


João Pires

Comentários

Mensagens populares deste blogue

email interview to Vera Tucovic - Belgrade

Entrevista por email a Vera Tucovic, Belgrado

Entrevista por email a Mario Beducci - Valcarecce, MC, Italia (IT)