Entrevista por email a Vera Tucovic, Belgrado


Vera Tucovic
Vera Tucovic


1. Qual o teu primeiro contacto com a fotografia?
As primeiras fotografias? Eu não me lembro. Talvez 30 anos atrás, quando eu estava em Santorini pela primeira vez. Eu tinha uma Nikon, e o pôr-do-sol foi o mais bonito do mundo.

2. Como desenvolveste o gosto pela fotografia?
Meu marido é fotógrafo.

3. Que tipo de fotografia gostarias de fazer?
Doors, janelas, casas, animais ... cidade vazia ...

4. Que tipo de fotografia costumas fazer?
As tuas fotos do Porto são lindas. Eu acho que você prefere rua, mas você é bom na paisagem e vi uma flor :)

5. Já leste algum livro sobre fotografia? Se sim, qual ou quais?
Anselmo Adams, um monte deles. O sistema de medição de Nova Zona

6. Já fizeste algum curso de fotografia ?
Não. Nunca.

7. Quais são as partes do dia que geralmente utilizas para fotografar (manhã, tarde ou noite)?
Manhã. Mas eu uso qualquer momento do dia, quando estou livre.

por Vera Tucovic
por Vera Tucovic


8. Fotografas durante a semana ou no final de semana ?
Quando calha, nem todos os dias, mas quando a luz é boa o suficiente ...

9. Qual é o equipamento de fotografia que geralmente utilizas ?
Câmara nada mais.

10. Já experimentaste várias máquinas fotográficas ou geralmente utilizas sempre a mesma?
Eu tentei Nikon e Canon, um pouco uma Practica

11. Já experimentaste fotografar com telemóvel ?
Oh, sim

12. Se fazes fotografia de retrato, tens algum modelo habitual ?
Sim.

13. Quando viajas levas a máquina fotográfica contigo ? O que procuras fotografar ? Paisagens, Monumentos e/ou Pessoas?
Levo a minha câmara comigo todos os dias. Quando estou no estrangeiro, eu uso para fazer as fotos de pessoas, Street, Town, Atmosfera ...

14. Em que modo costumas fotografar ? (automático, manual, prioridade à abertura, etc)
Automatico e manual.

15. Gostas mais da fotografia a cores ou P&B ?
Preto e Branco.

por Vera Tucovic
por Vera Tucovic


16. Na tua Galeria de Fotos consegues eliminar todas as fotos até obteres uma galeria com as tuas 6 melhores fotos ? Ou gostas de todas ao mesmo tempo?
Tenho algumas favoritas.

17. Costumas publicar as tuas fotos em algum site de fotografia ? Se sim, qual ou quais ?
Somente no Google+

18. O que mais procuras num site de fotografia ? (exposição das fotos, comentários, dicas, outros)
Exibição de Fotos, porque você não tem críticos reais lá: Ciao, bello, lindo, etc.

19. O que mais te agrada na fotografia: Estética; Composição; Cor; Luz; Contraste; Impacto visual
Luz e composição. Na fotografia a cores prefiro combinação de cores frias e quentes.

20. Quem mais te influenciou na fotografia ?
O meu marido. Ele é fotógrafo.

21. Porque é que a fotografia é importante para ti ?
Por causa dele. Por causa da minha filha, ela quer estudar Fotografia.

22. Acreditas na expressão: Uma foto vale mil palavras ? Se sim, porquê ? 
Sim, porque as palavras não são suficientes, e as memórias são para sempre.

23. Se a fotografia não existisse, o mundo seria diferente ? 
Concerteza.

24. O que mais gostarias de ver através da tua câmara fotográfica ?
Talvez o cérebro, fotografar a mente…

25. Quem é o teu fotografo favorito ?
Dragan Jovanović, Anselmo Adams, Graeme Allan, João Pires etc.

26. Achas que é preciso ter talento para registar emoção numa fotografia ?  
Tens que ter técnica e bom olho. E das emoções.

27. Achas que o preço de uma câmara fotográfica pode afetar o resultado final da foto ?
Absolutamente não! Quem sabe, sabe. O meu marido faz fotos maravilhosas com uma pequena Canon, menor do que a minha reflex.

28. Tens estilo próprio na fotografia ? Se sim, qual ?
Oh, não meu caro jovem amigo. Estou começando a aprender ...

29. Para ti a fotografia é um hobby ou um modo de vida (profissional) ? 
Hobby

30. O que é necessário para ser um bom fotografo ? 
Muito disso. Você tem que saber tudo sobre fotografia analógica, se você quer ser um bom fotógrafo.

31. O que mais gostas de fotografar ?
Desafio. Você aprende cada dia algo novo.

32. Na tua opinião, o que faz da fotografia uma arte ?
Composição, luz, ideias, problemas. Algo novo. Seu mundo e meu mundo podem ser completamente diferentes.

33. Acreditas que a fotografia de rolo (35mm) vai acabar definitivamente na fotografia digital ?
Não.

34. Qual é a história da tua fotografia? Todos os fotógrafos são considerados contadores de histórias. O que transmitem as tuas fotos?
Bom, eu não sou uma fotógrafa. Eu disse-lhe quase tudo.

35. Como fotógrafo, és a primeira crítica dos teus trabalhos?
Realmente não sei.

36. Concordas com a expressão: "Escrever um elogio com a intenção de agradar o fotógrafo para receber a sua visita , é tão mau como dar uma crítica destrutiva."

Comentários

Mensagens populares deste blogue

email interview to Vera Tucovic - Belgrade

Entrevista por email a Mario Beducci - Valcarecce, MC, Italia (IT)