Entrevista por email a Sissi


1. Qual o teu primeiro contacto com a fotografia? Sempre tivemos uma câmera fotográfica que levávamos por aí, nas viagens. Mas eu não me importava muito com as fotos. Gostava de viver o momento. Acho que era porque as fotos nunca ficavam muito boas. Depois lamentava não ter registrado estes momentos de vida. 

2. Como desenvolveste o gosto pela fotografia ? Uma amiga me mostrava suas fotos. Ela realmente vivia fotografando cada momento e passeio aonde íamos. Comecei a caprichar mais nas minhas. Ver outros ângulos, etc. A câmera que eu tinha não ajudava muito, mas passei a gostar mais dos resultados. 

3. Que tipo de fotografia gostarias de fazer ? Gostaria de registrar algo espetacular, colorido ou interessante. Poderia ser um lindo nascer do sol, ou até mesmo um misterioso olhar em preto e branco. Mas imagino sempre algo relacionado à natureza e as pessoas. 

4. Que tipo de fotografia costumas fazer ? Tenho procurado os detalhes dos lugares onde vivo.

5. Já leste algum livro sobre fotografia ? Se sim, qual ou quais? Não. Não procurei ainda ler nada específico sobre fotografia. 

6. Já fizeste algum curso de fotografia ? Nunca fiz curso algum. O meu nível é bastante básico e meus métodos totalmente empíricos. 

7. Quais são as partes do dia que geralmente utilizas para fotografar (manhã, tarde ou noite)? Eu costumo fotografar mais pela manhã. Mas sempre que tenho a oportunidade, durante o dia eu faço também. E lamento quando não tenho a máquina em mãos, quando aparece algo interessante para clicar. 

8. Fotografas durante a semana ou no final de semana ? Sempre que tenho oportunidade. Qualquer dia da semana. 

9. Qual é o equipamento de fotografia que geralmente utilizas ? Ganhei uma Fujifilm Finepix S4500 do meu marido no mês passado. 

10. Já experimentaste várias máquinas fotográficas ou geralmente utilizas sempre a mesma? Antes, tínhamos uma Sony de uns 5 ou 7 anos.

11. Já experimentaste fotografar com telemóvel ? Sim! Mas não obtive muito sucesso. Apenas o do meu marido tinha boa resolução, com outros, as fotos ficavam com péssima qualidade. 

12. Se fazes fotografia de retrato, tens algum modelo habitual ? Claro! Minhas duas filhas!! 

13. Quando viajas levas a máquina fotográfica contigo ? O que procuras fotografar ? Paisagens, Monumentos e/ou Pessoas? Agora, aonde vou levo minha câmera. Gosto de fotografar especialmente minha família e as paisagens. 

14. Em que modo costumas fotografar ? (automatico, manual, prioridade à abertura, etc) Vou tentando ...até achar o que ficar melhor. Eu considero isso uma falha, pois às vezes até achar o melhor método, vai um bom tempo e oportunidades boas não esperam. 

15. Gostas mais da fotografia a cores ou P&B ? Eu gosto de fotografias bem coloridas. Acho que conseguir registrar bem as cores é muito difícil. Mas também valorizo o mistério de uma fotografia P&B. Tem seu valor e muito! Talvez uma boa foto em P&B, seja mais difícil de se obter, do que uma em cores. 

16. Na tua Galeria de Fotos consegues eliminar todas fotos até obteres uma galeria das tuas 6 melhores fotos ? Minha galeria de boas fotos é muito pequena. Não saberia qual eliminar. Mas eliminaria algumas. E se começar a analisar muito, poderia não conseguir 6 fotos para uma galeria nova.

17. Costumas publicar as tuas fotos em algum site de fotografia ? Se sim, qual ou quais ? Eu publico no Olhares e no Picasa. 

18. O que mais procuras num site de fotografia ? (exposição das fotos, comentários, dicas, outros) Os comentários são muito importantes! Eu valorizo muito. Apesar de não comentar as de outros fotógrafos. Posto o meu agrado, no máximo. Não ouso fazer julgamentos nem procuro comentar técnicas, porque não conheço os critérios que me habilitem para isso. 

19. O que mais te agrada na fotografia: Estética; Composição; Cor; Luz; Contraste; Impacto visual Acho que o impacto visual.
20. Quem mais te influenciou na fotografia ? Minha amiga, e meu irmão que estudou fotografia na faculdade de Jornalismo. Num âmbito mais “global” fotos da National Geographic. 

21. Porque é que a fotografia é importante para ti ? É bom ver uma foto bem tirada. E quando a gente consegue tirar uma destas boas fotos, é melhor ainda. É prazeroso. 

22. Acreditas na expressão: Uma foto vale mil palavras ? Se sim, porquê ? Uma imagem às vezes não precisa de palavra nenhuma para complementá-la. Mas em alguns casos, também é preciso que se saiba as circunstâncias em que foram tomadas, para maior esclarecimento. 

23. Se a fotografia não existisse, o mundo seria diferente ? Se a fotografia não existisse, não existiria o filme, o cinema. Afinal tudo começou com o domínio fotográfico, certo? 

24. O que gostarias de ver através da tua câmara fotográfica ? O mundo! 

25. Quem é o teu fotografo favorito? Não tenho um grande conhecimento na área da fotografia para determinar um favorito. Eu gosto muito de uma série de fotos do francês Robert Doisneau, que vi numa revista. Todas em preto e branco, mostrando o cotidiano das pessoas simples das ruas de Paris. Incríveis! 

26. Achas que é preciso ter talento para registar emoção numa fotografia ? Acho. Definitivamente, sim. 

27. Achas que o preço de uma câmara fotográfica pode afetar o resultado final da foto ?
Acho. Definitivamente sim, também! 

28. Tens estilo próprio na fotografia ? Se sim, qual ? Imagino que sim. Mas não sei exatamente qual. 

29. Para ti a fotografia é um hobby ou um modo de vida (profissional) ? Um hobby. Que pretendo cultivar! 

30. O que é necessário para ser um bom fotografo ? Paciência e oportunidade. 

31. O que mais gostas de fotografar ? Coisas vivas. 

32. Na tua opinião, o que faz da fotografia uma arte ? A foto é o resultado da visão do fotógrafo. Cada um capta e interpreta as coisas de um jeito e a foto é a sua expressão. Umas agradam, outras não. Mas é a arte de cada um. 

33. Acreditas que a fotografia de rolo (35mm) vai acabar definitivamente na fotografia digital ? Temo que sim. 

34. Qual é a história da tua fotografia? Todos os fotógrafos são considerados contadores de histórias. O que transmitem as tuas fotos? Acho que minhas poucas fotos, até o momento, contam um pouco do mundinho que me cerca. 

35. Como fotógrafa, és a primeira crítica dos teus trabalhos? Sou crítica, mas nem tanto. Não sou perfeccionista. E nem quero ser. 

36. Concordas com a expressão: "Escrever um elogio com a intenção de agradar o fotógrafo para receber a sua visita, é tão mau como dar uma crítica destrutiva." Concordo! As duas situações são péssimas. 

Veja também Entrevista por email a Luisa Araujo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

email interview to Vera Tucovic - Belgrade

Entrevista por email a Mario Beducci - Valcarecce, MC, Italia (IT)

Entrevista por email a Mario Beducci - Valcarecce, MC, Italia (PT)