Entrevista por email a Luisa Araujo


Luisa Araujo

1 . Qual o teu primeiro contacto com a fotografia ? Desde muito nova que comecei a gostar de fotografia mas só aos 18 anos tive a oportunidade de tirar fotos com uma máquina, por sinal uma canon.
2. Como desenvolveste o gosto pela fotografia ? Sempre gostei de arte e de registar os momentos mais marcantes da vida em família e os recantos que visitava.
3. Que tipo de fotografia gostarias de fazer ? De momento estou aberta a todo o género.
4. Que tipo de fotografia costumas fazer ? Essencialmente, tudo o que está ligado à natureza.Começo também a interessar-me por instantãneos.
5. Já leste algum livro sobre fotografia ? Sim
. Se sim, qual ou quais? O livro do fotógrafo Joel Santos.
6. Já fizeste algum curso de fotografia ? Não.
7. Quais são as partes do dia que geralmente utilizas para fotografar (manhã, tarde ou noite)? Utilizo todas as horas que se me deparam mas dou prioridade ao amanhecer (até às 11h), à tarde a partir das 17/18horas e à noite quando estou em locais apelativos.
8. Fotografas durante a semana ou no final de semana ? Fotografo sempre que posso. A máquina fotográfica é a minha melhor companheira.
9. Qual é o equipamento de fotografia que geralmente utilizas ? Utilizo a objectiva 55-250mm e o tripé.
10. Já experimentaste várias máquinas fotográficas ou geralmente utilizas sempre a mesma? Já tive outras máquinas . Desde que adquiri a canon, raramente uso a sony.
11. Já experimentaste fotografar com telemóvel ? Sempre que acaba a bateria num local que gosto, tiro com o telemóvel.
12. Se fazes fotografia de retrato, tens algum modelo habitual ? Sim. Elementos da família.
13. Quando viajas levas a máquina fotográfica contigo ? Sempre.
.O que procuras fotografar ? Paisagens, Monumentos e/ou Pessoas? Tudo que mexe com a minha sensibilidade.
14. Em que modo costumas fotografar ? (automatico, manual, prioridade à abertura, etc)? Costumo fotografar em manual.
15. Gostas mais da fotografia a cores ou P&B ? Dependendo do que registo, aprecio ambas.
16. Na tua Galeria de Fotos consegues eliminar todas as fotos até obteres uma galeria das tuas 6 melhores fotos ? Nunca experimentei mas acho que conseguiria.
17. Costumas publicar as tuas fotos em algum site de fotografia ? Sim.
Se sim, qual ou quais ? No Olhares (olhares.com/LuisaAraujo), principalmente, e no meu blog (luisa1959.blogspot.pt/).Também tenho conta no facebook mas ultimamente não tenho colocado fotos.
18. O que mais procuras num site de fotografia ? (exposição das fotos, comentários, dicas, outros). Tento ver tudo. Aprende-se muito.
19. O que mais te agrada na fotografia: Estética; Composição; Cor; Luz; Contraste; Impacto visual . Sempre que possível, tudo em harmonia .A luz é um fator dominante.
20. Quem mais te influenciou na fotografia ? Entrei em grupos de fotografia e fui começando a participar. Uma situação puxou a outra e quando dei conta estava "viciada".
21. Porque é que a fotografia é importante para ti ? A fotografia para mim é terapia. Sempre que estou muito cansada pego na máquina e desapareço. Quando regresso sou outra pessoa.
22. Acreditas na expressão: Uma foto vale mil palavras ? Sim.
Se sim, porquê ? É intemporal e universal tal como a escrita. O momento fica lá. É eterno
Por outro lado a arte sempre foi uma das melhores maneiras de expressar os sentimentos, emoções, sofrimento, amor... e de mostrar às pessoas o que vai acontecendo no mundo.
23. Se a fotografia não existisse, o mundo seria diferente ? Seria muito mais pobre. Um mundo sem arte é como um jardim sem flores.
24. O que gostarias de ver através da tua câmara fotográfica ? Tudo o que for possível e até mesmo o impossível!
25. Quem é o teu fotografo favorito ? Aprendi muito com o Joel Santos e aprecio a sua obra.
26. Achas que é preciso ter talento para registar emoção numa fotografia ? É necessário haver paixão pelo que fazemos.
27. Achas que o preço de uma câmara fotográfica pode afetar o resultado final da foto ?
A máquina não faz um bom fotógrafo mas ajuda muito em termos de definição de imagem, sobretudo.
28. Tens estilo próprio na fotografia ? Não.
29. Para ti a fotografia é um hobby ou um modo de vida (profissional) ? A fotografia é um hobby e terapia, como já tinha referido acima.
30. O que é necessário para ser um bom fotografo ? Acho que acima de tudo amar-se a si próprio e depois saber observar o que nos rodeia.
31. O que mais gostas de fotografar ? A natureza.
32. Na tua opinião, o que faz da fotografia uma arte ? A possibilidade de mostrar aos outros o mundo e o que nele existe bem como as diferentes maneiras de o representar.
33. Acreditas que a fotografia de rolo (35mm) vai acabar definitivamente na fotografia digital ? No que me diz respeito continuo a gostar da de rolo e acho que há de haver sempre alguém que a faça perpetuar.

34. Qual é a história da tua fotografia? No fundo, a história da minha vida.
Todos os fotógrafos são considerados contadores de histórias. O que transmitem as tuas fotos? O que sou, como sou e vejo o mundo.
35. Como fotógrafa, és a primeira crítica dos teus trabalhos? Sem dúvida. Nunca estão suficientemente boas. A minha melhor foto vai estar sempre por fazer.
36. Concordas com a expressão: "Escrever um elogio com a intenção de agradar o fotógrafo para receber a sua visita, é tão mau como dar uma crítica destrutiva." Claro. Estamos a enganar a pessoa.

Veja também a foto "A poesia dos sentidos"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

email interview to Vera Tucovic - Belgrade

Entrevista por email a Mario Beducci - Valcarecce, MC, Italia (IT)

Entrevista por email a Mario Beducci - Valcarecce, MC, Italia (PT)