Entrevista por email a Manuela Azevedo

Manuela Azevedo


1. Qual o teu primeiro contacto com a fotografia?
O meu primeiro contacto foi há cerca de 30 anos.
2. Como desenvolveste o gosto pela fotografia?
Com um familiar, mas acho que este gosto é inato, só que antes não tinha máquina, não podia fazê-lo, nem me tinha apercebido de como tinha este gosto.
3. Que tipo de fotografia gostarias de fazer?
Gosto de viajar, conhecer outros povos e outras culturas pelo que gosto de registar essas situações. Penso que a matemática está na natureza, quer natural, quer urbana, daí talvez seja a que mais me atrai, mas gosto de tudo um pouco.
4. Que tipo de fotografia costumas fazer?
Um pouco de tudo, o que se relaciona com as pessoas, suas histórias, sentimentos, emoções e ambiente onde se inserem. Gosto da natureza, daí surge a paisagem natural e urbana.
5. Já leste algum livro sobre fotografia? Se sim, qual ou quais?
Esta não é a minha área, mas tenho lido e pesquisado alguns, por exemplo o do Joel Santos, Ben Long-Digital Photografhy, e revistas sobre o assunto, por exemplo: O mundo da fotografia digital.
6. Já fizeste algum curso de fotografia?
Não. Embora gostasse, mas não tenho tempo.
7. Quais são as partes do dia que geralmente utilizas para fotografar (manhã, tarde ou noite)?
Normalmente manhã e tarde.
8. Fotografas durante a semana ou no final de semana?
Normalmente ao fim de semana, mas também pode acontecer, se tiver disponibilidade, durante a semana.
9. Qual é o equipamento de fotografia que geralmente utilizas?
Canon EOS 550 D
10. Já experimentaste várias máquinas fotográficas ou geralmente utilizas sempre a mesma?
Atualmente, uso sempre a mesma, mas já tive 2 analógicas, Uma Pentax Mg e uma Canon 350 D
11. Já experimentaste fotografar com telemóvel?
Sim, mas não gosto muito, raramente uso, só quando não tenho a outra à mão, mas não as publico.
12. Se fazes fotografia de retrato, tens algum modelo habitual?
Os retratos que faço são de familiares.
13. Quando viajas levas a máquina fotográfica contigo? O que procuras fotografar? Paisagens, Monumentos e/ou Pessoas?
A máquina vai sempre comigo. Fotografo tudo aquilo que me chama a atenção, que me transmite algo, ou valorizo, como por exemplo, paisagens, monumentos, ou cenas do quotidiano.
14. Em que modo costumas fotografar? (automatico, manual, prioridade à abertura, etc)
Ambas as coisas, depende do motivo, embora não saiba muito de técnicas.
15. Gostas mais da fotografia a cores ou P&B ?
Gosto da natureza, o mundo é a cores, por isso tenho tendência para a cor, mas também valorizo o P&B, existem fotos que ficam com mais impacto a P&B.
16. Na tua Galeria de Fotos consegues eliminar todas fotos até obteres uma galeria das tuas 6 melhores fotos?
Não é uma galeria muito grande, as fotos que lá estão todas têm uma história para mim, se for por esse motivo, teria alguma dificuldade, embora conseguisse eliminar muitas. Se considerar outros aspetos como artísticos, técnicas etc, como não sou profissional, também teria dificuldades, mas conseguiria eliminar bastantes.
17. Costumas publicar as tuas fotos em algum site de fotografia ? Se sim, qual ou quais?
Costumo publicar apenas nos olhares, e há menos de um ano.
18. O que mais procuras num site de fotografia ? (exposição das fotos, comentários, dicas, outros)
Observar os trabalhos de outros, para aprender algo mais, comentários e dicas que me ajudem a evoluir.
19. O que mais te agrada na fotografia: Estética; Composição; Cor; Luz; Contraste; Impacto visual
Impacto visual, mas penso que tudo isso está reunido numa boa foto, a composição, a luz, contraste são muito importantes.
20. Quem mais te influenciou na fotografia?
Ninguém, gosto acho que é inato.
21. Porque é que a fotografia é importante para ti?
Porque a nossa vida é composta de muitas situações e vivências, dela fazem parte as nossas memórias, e possivelmente na fotografia podemos deixar isso registado e mais tarde rever. Por outro lado, curiosamente muitas vezes captamos imagens porque nos chamaram a atenção e quando olhamos posteriormente, descobrimos pormenores que não tínhamos visto antes.
22. Acreditas na expressão: Uma foto vale mil palavras? Se sim, porquê?
Sim, tal como num "gráfico", embora ache que muitas vezes quem observa possa ter interpretações diferentes da nossa relativamente a determinada imagem, essencialmente se forem fotos do quotidiano, da relação do homem com a sociedade, fotos onde se transmitam sentimentos, penso que isso depende muito dos nossos valores, das nossas vivências, ...
23. Se a fotografia não existisse, o mundo seria diferente?
Sem dúvida, é um registo documental que fica e nos mostra como determinadas "coisas" eram, como se modificaram e, quando isso acontece se não existissem imagens não poderíamos ter esse conhecimento.
24. O que gostarias de ver através da tua câmara fotográfica?
Um mundo em paz, com inclusão social, onde não existissem problemas relacionados com a pobreza, ecológicos, etc., enfim, um mundo que parece "só existir no nosso coração e na nossa alma"
25. Quem é o teu fotografo favorito?
Existem vários, lembro-me que me marcou uma exposição de Sebastião Salgado.
26. Achas que é preciso ter talento para registar emoção numa fotografia?
É preciso "saber ver" com os olhos e com o coração, para isso é preciso sensibilidade... Claro que se soubermos técnicas isso vai ajudar muito, mas o contrário não ajuda tanto, penso eu.
27. Achas que o preço de uma câmara fotográfica pode afetar o resultado final da foto?
Uma boa máquina ajuda muito na qualidade da fotografia, mas se não soubermos "olhar e ver" a máquina por si não resolve.
28. Tens estilo próprio na fotografia ? Se sim, qual ?
Penso que não, estou a tentar encontrá-lo.
29. Para ti a fotografia é um hobby ou um modo de vida (profissional) ?
Um hobby.
30. O que é necessário para ser um bom fotografo?
Ter sensibilidade, paixão por aquilo que faz, como qualquer bom profissional e, claro saber as técnicas básicas, pelo menos.
31. O que mais gostas de fotografar?
Talvez mais "paisagem natural e urbana" e, cenas da sociedade.
32. Na tua opinião, o que faz da fotografia uma arte?
O impacto visual, as que transmitem emoções, sentimentos, valores, a beleza da natureza...
33. Acreditas que a fotografia de rolo (35mm) vai acabar definitivamente na fotografia digital?
Tem tendência a deixar de ser usada, fica cara, mas penso que na nossa época não.
34. Qual é a história da tua fotografia? Todos os fotógrafos são considerados contadores de histórias. O que transmitem as tuas fotos?
Várias situações: valorização da minha terra retratando usos e costumes, críticas a determinadas situações que me chocam ou me alertam, emoções, sentimentos, valores, a beleza das paisagens naturais e urbanas...
35. Como fotógrafo, és o primeiro crítico dos teus trabalhos?
Sem dúvida.
36. Concordas com a expressão: "Escrever um elogio com a intenção de agradar o fotógrafo para receber a sua visita, é tão mau como dar uma crítica destrutiva"
Claro, a crítica destrutiva é sempre má em qualquer assunto, e o "toma lá, dá cá" também não me agrada, é hipocrisia.

veja também entrevista por email a Sara Beatriz

Comentários

Mensagens populares deste blogue

email interview to Vera Tucovic - Belgrade

Entrevista por email a Vera Tucovic, Belgrado

Entrevista por email a Mario Beducci - Valcarecce, MC, Italia (IT)