Entrevista por email a Sara Beatriz


entrevista por email a Sara Beatriz
Sara Beatriz

1. Qual o teu primeiro contacto com a fotografia ?
O meu primeiro contacto com a fotografia foi há cerca de uns 4 anos e foi precisamente nessa altura que criei conta no site Olhares.com, para que pudesse receber diferentes opiniões acerca do novo mundo em que estava a entrar.

2. Como desenvolveste o gosto pela fotografia ?
Desenvolvi o gosto pela fotografia quando estava de férias. Mal peguei na camara senti logo uma sensação de congelar cada momento que ia vivendo.

3. Que tipo de fotografia gostarias de fazer?
Gostaria de experimentar o fotojornalismo pois há sempre uma mensagem a ser transmitida, quer em manifestações, quer no olhar ou sorriso da população africana, por exemplo, que tanto tem de lutar diariamente para conseguir viver. Para além disso tenho curiosidade em experimentar fotografia de moda.

4. Que tipo de fotografia costumas fazer?
Gosto de fotografar um bocadinho de tudo mas principalmente paisagens naturais, macros, animais (essencialmente gaivotas) e pessoas no seu dia-a-dia.

5. Já leste algum livro sobre fotografia ? Se sim, qual ou quais?
Livro propriamente dito não, só uma ou outra revista para melhorar os meus conhecimentos e ver trabalhos feitos por outras pessoas.

6. Já fizeste algum curso de fotografia ?
Não, mas ainda este ano vou fazer. Na minha escola houve um concurso de fotografia, pediram-me para concorrer e acabei por ficar em 1º lugar onde recebi precisamente um workshop de fotografia.

7. Quais são as partes do dia que geralmente utilizas para fotografar (manhã, tarde ou noite)?
Qualquer momento é bom para fotografar mas, geralmente, procuro fotografar durante a tarde, mais precisamente ao entardecer onde as cores são incríveis, de uma beleza única e pacífica.

8. Fotografas durante a semana ou no final de semana ?
Principalmente no fim de semana, quando tenho mais tempo livre para relaxar.

9. Qual é o equipamento de fotografia que geralmente utilizas ?
Neste momento utilizo a Canon 500D e a objectiva que veio com ela (lente 18-55). Por vezes ainda utilizo a minha máquina digital antiga, a Olympus u1060.

10. Já experimentaste várias máquinas fotográficas ou geralmente utilizas sempre a mesma?
Geralmente utilizo só as referidas na resposta anterior. Ainda não tive grandes oportunidades de experimentar outras máquinas fotográficas.

11. Já experimentaste fotografar com telemóvel ?
Sim, mas claro que a qualidade não é grande coisa. Só para aqueles momentos em que não tenho nenhuma das duas na minha mala e gostaria de congelar um determinado momento. Ainda há pouco tempo estava a passear, tudo o que tinha era o telemóvel e as chaves, e vejo uma borboleta lindíssima e grande, claro que lhe quis tirar logo uma fotografia e então usei o telemóvel.

12. Se fazes fotografia de retrato, tens algum modelo habitual?
Não costumo fazer retratos mas quando faço não tenho modelo habitual. Depende muito com quem estou.

13. Quando viajas levas a máquina fotográfica contigo? O que procuras fotografar? Paisagens, Monumentos e/ou Pessoas?
Quando viajo levo sempre a minha máquina. Quero procurar capturar a essência de cada local, de congelar memórias e de descobrir novos horizontes e isso abrange de tudo um pouco, quer pessoas, carros, paisagens, quer monumentos ou pessoas.

14. Em que modo costumas fotografar ? (automático, manual, prioridade à abertura, etc)
Costumo fotografar em modo automático e manual.

15. Gostas mais da fotografia a cores ou P&B ?
Gosto das duas. Há em determinados casos que o P&B faz com que a fotografia tenha mais força e aí utilizo essa opção.

16. Na tua Galeria de Fotos consegues eliminar todas fotos até obteres uma galeria das tuas 6 melhores fotos ?
Sim, embora seja difícil, penso que o conseguiria fazer.

17. Costumas publicar as tuas fotos em algum site de fotografia ? Se sim, qual ou quais ?
Sim, costumo publicar no Olhares.com (http://olhares.sapo.pt/SaraBeatriz) e no Flickr (http://www.flickr.com/photos/sarabeatriz/). Há uns tempos criei um site meu onde também publicava mas nunca mais lá voltei, foi uma experiencia que quis fazer. Qualquer dia volto a trabalhar nele.

18. O que mais procuras num site de fotografia? (exposição das fotos, comentários, dicas, outros)
Procuro dicas, críticas construtivas e comentários para poder enriquecer os meus conhecimentos acerca deste mundo, mas também de ver outros pontos de vista para que me possa inspirar para futuros trabalhos, embora mantenha sempre originalidade nos meus.

19. O que mais te agrada na fotografia: Estética; Composição; Cor; Luz; Contraste; Impacto visual
Todos eles tornam cada fotografia, uma fotografia única, mas se tivesse que dizer diria a composição e impacto visual.

20. Quem mais te influenciou na fotografia?
Talvez a liberdade que sinto quando estou a fotografar, parece-se quase como voar, cada momento é precioso, cada momento é inesquecível. Basta um soprar do vento para agitar a máquina e fazer com que a fotografia tirada esteja diferente da anterior. É quase como magia.

21. Porque é que a fotografia é importante para ti ?
A fotografia para mim é uma paixão, um modo de vida. Para mim é sinonimo de liberdade, de bem-estar. É incrível como no dia a dia pode haver algo super normal e a fotografia consegue dar-lhe uma essência totalmente diferente, mais marcante, mais única.

22. Acreditas na expressão: Uma foto vale mil palavras ? Se sim, porquê ?
Sim, concordo plenamente! Exemplo disso é o fotojornalismo, quantas já não foram as fotografias de crianças em que o seu olhar transmitia uma data de sentimentos? Um “ajuda-me”, um “obrigado”. Cada fotografia transmite determinados sentimentos que nem com as palavras se podem produzir.

23. Se a fotografia não existisse, o mundo seria diferente ?
Era completamente diferente. Já faz parte de todos nós. Se não existisse era como se se apagassem memórias, recordações. Tínhamos uma vida incompleta, sem conseguir perceber a verdadeira essência do mundo. Sem as imagens decerto que não iriamos prestar tanta atenção a certos momentos do dia-a-dia.

24. O que gostarias de ver através da tua câmara fotográfica?
Não sei. Talvez a minha fotografia de eleição, mas como estou constantemente a procurá-la, procuro só registar momentos que possam transmitir algo.

25. Quem é o teu fotografo favorito ?
Não tenho nenhum em especial, mas há muitos com trabalhos fantásticos.

26. Achas que é preciso ter talento para registar emoção numa fotografia ?
Sem dúvida. Nem todas as pessoas conseguem transmitir para a fotografia os seus sentimentos. É necessária a paixão e o talento devidos.

27. Achas que o preço de uma câmara fotográfica pode afetar o resultado final da foto ?
Há máquinas fotográficas boas a preços acessíveis que ultrapassam a qualidade de máquinas que são mais caras só porque acabaram de chegar à loja. Por isso penso que a qualidade é essencial embora tenha lido algures que o importante é a paixão que damos à fotografia e não a máquina em si, não é por acaso que há fotografias tiradas com uma máquina mais barata que tem mais impacto que fotografias tiradas com a de um preço mais alto.

28. Tens estilo próprio na fotografia ? Se sim, qual ?
Penso que não. Ainda sou nova e tenho muito que aprender. Com o tempo talvez crie o meu próprio estilo.

29. Para ti a fotografia é um hobby ou um modo de vida (profissional) ?
É um hobby, sem dúvida.

30. O que é necessário para ser um bom fotografo ?
É necessário captar cada essência da fotografia como se procurasse a sua fotografia perfeita. Tem que transmitir sentimentos através da imagem capturada e nunca desistir de aperfeiçoar os seus conhecimentos.

31. O que mais gostas de fotografar ?
Paisagens, animais e pessoas.

32. Na tua opinião, o que faz da fotografia uma arte ?
O poder que tem de, tal como qualquer outra arte, transmitir sentimentos únicos de pessoa para pessoa.

33. Acreditas que a fotografia de rolo (35mm) vai acabar definitivamente na fotografia digital ?
 
Penso que não. Será sempre um ícone histórico e, tal como houve peças de vestuário que se voltaram a usar, o mais provável é que, também ela, continue em uso, não só para pessoas mais idosas como também de adolescentes ou adultos que gostariam de ter nas suas mãos um pedaço da história.

34. Qual é a história da tua fotografia? Todos os fotógrafos são considerados contadores de histórias. O que transmitem as tuas fotos?
Depende de fotografia para fotografia. No meu caso penso que é um espelho de mim, cada uma tem um pedaço meu e cada uma delas transmitem sentimentos diferentes como paz, serenidade e até liberdade.

35. Como fotógrafo, és o primeiro crítico dos teus trabalhos?
Claro, sou bastante perfeccionista e se não estiver “perfeita” tenho que tirar mais 3 ou 4 para que eu diga “é isto mesmo!”.

36. Concordas com a expressão: "Escrever um elogio com a intenção de agradar o fotógrafo para receber a sua visita, é tão mau como dar uma crítica destrutiva."
Completamente! No meu caso, se não gostam de alguma fotografia, que digam. Estou sempre pronta a receber críticas construtivas para melhorar, a cada dia que passa, os meus trabalhos. Sou nova e ainda tenho bastantes coisas para aprender. Procuro sempre sinceridade e não a hipocrisia. Quando eu vejo uma fotografia que podia ficar melhor até dou sempre um conselho para que essa pessoa possa vir a experimentar futuramente e, assim, poder melhorar.

veja também a entrevista a João António Esteves

Comentários

Mensagens populares deste blogue

email interview to Vera Tucovic - Belgrade

Entrevista por email a Mario Beducci - Valcarecce, MC, Italia (IT)

Entrevista por email a Mario Beducci - Valcarecce, MC, Italia (PT)