sábado, 14 de junho de 2014

Quatro Conversas Soltas sobre Fotografia - Sessão II

Na passada sexta-feira dia 13 tivemos à conversa José Paulo Andrade, professor associado de anatomia na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Esta conversa foi moderada por Laurindo Almeida, tendo decorrido no Monte da Luz - Amigos do Progresso da Foz e representada por Patricia Pereira.

Nesta Conversa Solta sobre fotografia foi abordado o tema da interpretação da imagem pelo cérebro, a ilusão de óptica, exemplificado pela ilusão do tabuleiro de damas, entre outros.

Foi também abordado o movimento dos olhos - as sacadas - tendo sido apresentado um mapeamento dos movimentos oculares: exploração sacádica.

Temas como a dinâmica do enquadramento, linhas do olhar, focagem, profundidade de campo, momento, perspectiva e profundidade, carga visual e a regra dos terços também foram abordadas. 

De seguida foi apresentada uma parte do seu trabalho fotográfico que consiste numa sistematização das ruas da cidade do Porto em Portugal. Essa recolha de informação fotográfica tende a ser metódica e dotada de rigor quase documental, sem descurar alguma criatividade.

Rua de Pena Ventosa por José Paulo Andrade

José Paulo Andrade é conhecido pelo trabalho fotográfico desenvolvido sobre as "Ruas do Porto".
Tem efetuado várias exposições e sido premiado em vários certames e concursos de fotografia nacional e internacional.

O seu trabalho pode ser visitado em http://www.pbase.com/jandrade/ruas_do_porto ou no Facebook.


Veja também:
Quatro Conversas Soltas sobre Fotografia - Sessão I
(http://fotografia-pura.blogspot.pt/2014/06/quatro-conversas-soltas-sobre.html)

por Joao Pires