Entrevista por email a Nuno Andrade


Nuno Andrade
Nuno Andrade




1. Qual o teu primeiro contacto com a fotografia? Lembro-me vagamente da minha Mãe me tirar umas fotos com uma Ricoh.
2. Como desenvolveste o gosto pela fotografia ? Ao observar os fantásticos trabalhos que aparecem em sites de fotografia, apaixonei-me.
3. Que tipo de fotografia gostarias de fazer ? Mais tarde ou mais cedo acabamos por querer fazer um pouco de tudo, pelo menos experimentar, mas os tipos de fotografia que mais me despertam a atenção são o fotojornalismo, espetáculo, conceptual e a fotografia de rua.
4. Que tipo de fotografia costumas fazer ? Fotografia de rua, Conceptual e abstratos!
5. Já leste algum livro sobre fotografia ? Se sim, qual ou quais? Não.
6. Já fizeste algum curso de fotografia ? Não, mas penso fazer.
7. Quais são as partes do dia que geralmente utilizas para fotografar (manhã, tarde ou noite)? Manhã e Tarde!
8. Fotografas durante a semana ou no final de semana ? Ambas.
9. Qual é o equipamento de fotografia que geralmente utilizas ? Nikon D3000 | 18/55mm
10. Já experimentaste várias máquinas fotográficas ou geralmente utilizas sempre a mesma? Utilizo sempre a mesma.
11. Já experimentaste fotografar com telemóvel ? Já e não gostei.
12. Se fazes fotografia de retrato, tens algum modelo habitual ? Muito pouco e não tenho modelo.
13. Quando viajas levas a máquina fotográfica contigo ? O que procuras fotografar ? Paisagens, Monumentos e/ou Pessoas? Sempre, procuro Paisagem urbana, monumentos, pessoas, situações do quotidiano.
14. Em que modo costumas fotografar ? (automatico, manual, prioridade à abertura, etc) Manual, prioridade a abertura e velocidade (invento muito).
15. Gostas mais da fotografia a cores ou P&B ? O P&B tem vindo a conquistar-me, P&B.
16. Num universo de 750 fotos de qualidade consegues escolher as 10 fotos melhores ? Consigo escolher as 10 melhores pra mim, se são as 10 melhores tecnicamente, não são com certeza.
17. Costumas publicar as tuas fotos em algum site de fotografia ? Se sim, qual ou quais ? Sim, “Olhares e Fineart”
18. O que mais procuras num site de fotografia ? (exposição das fotos, comentários, dicas, outros) Comentários e dicas que me permitam evoluir e ir fazendo coisa diferentes, tem sido desta forma que tenho aprendido alguma coisa.
19. O que mais te agrada na fotografia: Estética; Composição; Cor; Luz; Contraste; Impacto visual Luz, composição, impacto, o momento.
20. Quem mais te influenciou na fotografia ? Muita gente, grandes fotógrafos que expõem nestes sites.
21. Porque é que a fotografia é importante para ti ? “O momento” Alimenta algo que tenho dentro de mim, faz-me bem!
22. Acreditas na expressão: Uma foto vale mil palavras ? Se sim, porquê ? Não
23. Se a fotografia não existisse, o mundo seria diferente ? Julgo que sim.
24. O que gostarias de ver através da tua câmara fotográfica ? Muitas coisas e mais algumas.
25. Quem é o teu fotografo favorito ? Não tenho nenhum nome “Histórico” mas tenho muitos nomes que me têm ensinado muito.
26. Achas que é preciso ter talento para registar emoção numa fotografia ? Muito talento alguma sorte.
27. Achas que o preço de uma câmara fotográfica pode afetar o resultado final da foto ? Sim.
28. Tens estilo próprio na fotografia ? Se sim, qual ? Não.
29. Para ti a fotografia é um hobby ou um modo de vida (profissional) ? Mais que um hobby, bem mais.
30. O que é necessário para ser um bom fotografo ? Principalmente Talento.
31. O que mais gostas de fotografar ? Neste momento, Fotografia de Rua e conceptuais.
32. Na tua opinião, o que faz da fotografia uma arte ? Não faço ideia.
33. Acreditas que a fotografia de rolo (35mm) vai acabar definitivamente na fotografia digital ? Penso que não.
34. Qual é a história da tua fotografia? Todos os fotógrafos são considerados contadores de histórias. São as que os meus olhos dizem.
As tuas fotos transmitem alguma coisa? Não sei, tens de perguntar a quem as vê.
35. Como fotógrafo, és o primeiro crítico dos teus trabalhos? Sim, um péssimo critico, mas o primeiro.
36. Concordas com a expressão: "Escrever um elogio com a intenção de agradar o fotógrafo para receber a sua visita, é tão mau como dar uma crítica destrutiva." Não concordo, uma crítica destrutiva é sempre condenável.

Veja também a entrevista a Joao Clemente
(http://fotografia-pura.blogspot.pt/2012/06/entrevista-por-email-joao-clemente.html)
Joao Pires

Comentários

Mensagens populares deste blogue

email interview to Vera Tucovic - Belgrade

Entrevista por email a Mario Beducci - Valcarecce, MC, Italia (IT)

Entrevista por email a Mario Beducci - Valcarecce, MC, Italia (PT)