Entrevista por email a Cynthia Dorneles


  1. Qual o teu primeiro contacto com a fotografia ?
meu primeiro contato com a fotografia certamente foi ver as fotografias preto e brancas que minha mãe fez de mim. E eu gostei de ser modelo e gostei das fotos. Devia ter uns 2 anos.
  1. Como desenvolveste o gosto pela fotografia ?
sempre gostei de fotografia e pedi uma kodak de aniversário para minha mãe e fiquei muito frustrada de ver que minhas fotos saiam ruins, tremiam. Desisti da fotografia aos 8 anos de idade. E passei a ser só fotografada. Aí já aos 30 anos, fui para Holanda e voltei a fotografar. Aí gostei da brincadeira, mas quando voltei ao Brasil, a revelação das fotos era horrível e passei de novo a querer largar a fotografia até alguém me contar onde é que eu poderia fazer boas revelações. Era o tempo das fotos em papel. De lá pra cá o gosto pela coisa só aumentou e hoje em dia estas câmeras tornam tudo muito fácil. NO meu tempo a pessoa tinha de realmente ter algum talento para não tremer e fazer boas fotos. Hoje as máquinas tornam tudo muito fácil e mesmo alguém com Parkinson pode fazer boas fotos.
  1. Que tipo de fotografia gostarias de fazer ?
Gostaria de fazer fotos para cinema. De longe e em disparada. E o segundo tipo seria fazer fotos de bichos e paisagens.
  1. Que tipo de fotografia costumas fazer ?
Fotografo tudo. Tudo o que gosto e acho bonito, registro. Recentemente fiz fotos submarinas em Fernando de Noronha. Adorei.
  1. Já leste algum livro sobre fotografia ?
além dos dois livrinhos do Atelier da Imagem meu curso de fotografia do presente momento, li o livro do Edgar Moura, 50 anos de Luz Câmera e Ação, Serguei Eiseinstei Cinematismo e quando posso leio sobre fotografia em cinema.
  1. Já fizeste algum curso de fotografia ?
estou fazendo este curso do Atelier da Imagem (RJ), no momento estou no módulo II. Mas como disse antes: estas máquinas de fotografar modernas tornam a fotografia acessível a qualquer um. Já fiz excelentes fotos sem curso algum. Acho que a fotografia é algo que já está incorporada no imaginário do cidadão médio, somos cercados por imagens diariamente, diariamente vemos milhares de fotos. E além do fato de que a fotografia é descendente da pintura, cujos princípios também estão espalhados na cultura e devidamente entranhados em todos nós.
  1. Quais são as partes do dia que geralmente utilizas para fotografar (manhã, tarde ou noite)?
fotografo durante do dia, mas recentemente fotografei à noite e gostei.
  1. Fotografas durante a semana ou no final de semana ?
não tenho dias certos para fotografar, faço tanto no fim de semana quanto durante a semana.
  1. Qual é o equipamento de fotografia que geralmente utilizas ?
Hoje eu uso uma canon t3i, 3 lentes diferentes (uma de 50 e outras duas zoom) e filtro polarizador. MAs pra mim vale tudo até celular.
  1. Já experimentaste várias máquinas fotográficas ou geralmente utilizas sempre a mesma?
Minha primeira máquina foi uma kodak, depois dela tive outras que nem lembro a marca, mas as que usei mais tempo foram uma olympus e uma sony. Agora estou canon
  1. Já experimentaste fotografar com telemóvel ?
adoro foto de celular. Soube que agora há lentes para acoplar ao celular, talvez um dia as experimente. Acho chato carregar equipamento. Pesa. Dói as costas.
  1. Se fazes fotografia de retrato, tens algum modelo habitual ?
faço fotos de retrato com quem aparece na frente possível de fotografar.
  1. Quando viajas levas a máquina fotográfica contigo ? O que procuras fotografar ? Paisagens, Monumentos e/ou Pessoas?
sempre levo máquina, fotografo tudo, de paisagens e pessoas, monumentos não muito.
  1. Em que modo costumas fotografar ? (automatico, manual, prioridade à abertura, etc)
fotografei no automático por toda a minha vida. Agora estou no manual. Vario obturador, diafragma, iso e recentemente experimentei o bulb. Gostei.
  1. Gostas mais da fotografia a cores ou P&B ?
Adoro cores. Acho charmoso pb e sépia, mas prefiro as cores. Doisneau se vivesse hoje em dia fotografaria a cores.
  1. Num universo de 750 fotos de qualidade consegues escolher as 10 fotos melhores ?
Esta pergunta é muito vaga. Eu sei quais são minhas fotos preferidas. E quando vejo muitas fotos juntas, sempre tenho as que gosto mais.
  1. Costumas publicar as tuas fotos em algum site de fotografia ? Se sim, qual ou quais ?
Publico no site Olhares e no Facebok.
  1. O que mais procuras num site de fotografia ? (exposição das fotos, comentários, dicas, outros)
gosto de ver fotos e gostaria de conhecer mais fotografia, ler mais dicas de fotógrafos sobre como fazem suas fotos.
  1. O que mais te agrada na fotografia: Estética; Composição; Cor; Luz; Contraste; Impacto visual
me impressionam a luz, a cor, o que é fotografado. Gosto quando se unem conteúdos e formas. E gosto de fotos estranhas, que levo um tempo para entender. Minhas favoritas são as fotos estranhas. Fotos muito "normais"" posso admirar a técnica, a beleza, mas não são as que mais gosto.
  1. Quem mais te influenciou na fotografia ?
Ainda não tenho um fotógrafo que eu possa dizer "este é o que mais me influenciou".
  1. Porque é que a fotografia é importante para ti ?
a fotografia é uma forma da gente mesmo poder acreditar que estivemos "lá" que de fato fizemos aquelas coisas, que de fato vimos aquelas coisas. A fotografia tem tudo a ver com a nossa mortalidade e nossa consciência de finitude. Se fôssemos viver para sempre não fotografaríamos porque a vida se tornaria uma sucessão infindável de repetições.
  1. Acreditas na expressão: Uma foto vale mil palavras ? Se sim, porquê ?
uma imagem sem dúvida vale mais de mil palavras. E quanto mais velozmente vivemos, mais a imagem supera a palavra. Para ler, você gasta muito mais tempo do que para ver fotografias. Cada vez mais, a imagem vale mais que as palavras. E tende a piorar. Talvez cheguemos num tempo em que ninguém usará mais palavra alguma.
  1. Se a fotografia não existisse, o mundo seria diferente ?
O ser humano é um bicho da cultura que só sobreviveu graças a cultura. Ele desenhou nas cavernas muito antes de saber falar. Poderíamos jamais ter inventado a máquina fotográfica, mas nunca passaríamos sem registrar as imagens de alguma forma. Não existe ser humano sem cultura, portanto, não existe ser humano sem registro de imagens seja pela foto ou pela pintura.
  1. O que gostarias de ver através da tua câmara fotográfica ?
eu gosto de ver o que vejo, não gostaria de ver o que não vejo. O que vejo já me basta. O que não vejo eu faço romances, poesias, mas não preciso ver o que não vejo.
  1. Quem é o teu fotografo favorito ?
os fotógrafos que trabalharam para certos filmes. Adoro o trabalho fotográfico dos filmes de Win Wenders.
  1. Achas que é preciso ter talento para registar emoção numa fotografia ?
as máquinas hoje em dia podem fazer tudo praticamente sós. Não sei se é realmente necessário nem talento nem técnica para se fotografar hoje em dia. De qualquer maneira, há n fotos que podemos chamar de boas fotos e nestas n fotos, há fotos que só têm técnica e outras que só têm emoção. Juntar as duas coisas é uma boa aspiração num fotógrafo.
  1. Achas que o preço de uma câmara fotográfica pode afetar o resultado final da foto ?
Meu filho tem a tese de que quanto mais vagabunda é uma máquina, melhores as fotos saem. De certa forma, isto é verdade. As maquininhas baratas fazem coisas incríveis com seus programas automáticos. Mas obviamente se o fotógrafo sabe usar seu material as lentes melhores são mesmo as que possibilitam melhores fotos e são as mais caras.
  1. Tens estilo próprio na fotografia ? Se sim, qual ?
não sei se tenho estilo. Não sei se pretendo ter estilo algum dia. Acho chato repetir coisas.
  1. Para ti a fotografia é um hobby ou uma necessidade ?
sou uma artista que tem na fotografia uma de suas formas de expressão. Mas não é a única. Não dependo da fotografia para minhas pesquisas artísticas.
  1. O que é necessário para ser um bom fotografo ?
não me considero uma boa fotógrafa e sei o que me falta para ser uma boa fotógrafa. Um bom fotógrafo tem de ter muito mais paciência do que eu. Um bom fotógrafo tem de ser muito mais atento que eu. Um bom fotógrafo tem de ficar muito esperto quanto a direção da luz.
  1. Acreditas que a fotografia de rolo (35mm) vai acabar definitivamente na fotografia digital ?
a fotografia digital popularizou a fotografia e isto é irreversível. A fotografia analógica só serve para que possamos entender melhor o que fazem nossas máquinas. Mas o digital veio para ficar, é mais prático, mais simples, mais viável.
  1. Qual é o futuro da profissão de fotógrafo no mundo?
hoje eu andava no metrô e vi uma quantidade imensa de anúncios que foram feitos por gente que obviamente nada sabe de fotografia e mal sabe usar um programa de edição. Talvez a profissão do fotógrafo seja obrigada a mudar muito com esta crescente entrada de leigos no mercado. Sai muito mais barato o leigo fazer um curso de fotografia do que pagar um fotógrafo profissional e mesmo em empresas como a Globo de televisão aqui do Brasil fica muito claro que eles também não estão mais usando os serviços de profissionais gabaritados e preferem usar o serviço de leigos. Estamos num impasse porque nunca se viu tantas fotos mas igualmente nunca houve tão pouca valorização de algo.

Entrevista por
João Pires


Comentários

Mensagens populares deste blogue

email interview to Vera Tucovic - Belgrade

Entrevista por email a Mario Beducci - Valcarecce, MC, Italia (IT)

Entrevista por email a Mario Beducci - Valcarecce, MC, Italia (PT)