Entrevista por email a Cezar Santos


Cezar Santos
 
1. Qual o teu primeiro contacto com a fotografia ?
O primeiro contato com a fotografia foi na infância com as excursões do escoteiro, era onde eu ficava fascinado com a natureza e queria registrar aquelas paisagens. 
2. Como desenvolveste o gosto pela fotografia ?
Há 4 anos atrás, quando comecei a graduação em ciências Biológicas, a biologia fez com que eu ficasse mais atento ao mundo que me cerca, aos detalhes, e trouxe à tona toda essa vontade de fotografar e registrar os meus olhares. 
3. Que tipo de fotografia gostarias de fazer ?
A fotografia tem sido uma maneira de me expressar, de expor a minha visão sobre o mundo, gostaria de aliá-la à minha profissão como biólogo. 
4. Que tipo de fotografia costumas fazer ?
Gosto muito do abstrato, e pormenores, procuro transmitir nas minhas fotos um pouco da minha personalidade, minha visão, e associá-las a músicas e poesias. 
5. Já leste algum livro sobre fotografia ?
Sim, já li alguns manuais de fotografias, e algumas revistas, o último foi um livro do fotógrafo Bob Wolfenson. 
6. Já fizeste algum curso de fotografia ?
Não, li alguns manuais que me trouxeram dicas muito importantes, ainda quero fazer um curso para aprimorar as técnicas, mas tenho receio de acabar "engessado" e perder um pouco da essência do olhar fotográfico. 
7. Quais são as partes do dia que geralmente utilizas para fotografar (manhã, tarde ou noite)?
Fotografo muito pouco à noite, embora a considere muito inspiradora. Gosto da iluminação do começo do dia e do final da tarde, que são propícias para produzir fotos de boa qualidade. 
8. Fotografas durante a semana ou no final de semana ?
Concilio o tempo, tanto durante a semana quanto aos finais de semana, sempre que tenho um tempo disponível aliado à inspiração estou a fotografar. 
9. Qual é o equipamento de fotografia que geralmente utilizas ?
Uma Câmera Fujifilm semi-profissional Modelo FinePix S2800HD. 
10. Já experimentaste várias máquinas fotográficas ou geralmente utilizas sempre a mesma?
Durante muito tempo utilizei uma câmera compacta Samsung, ultimamente tenho usado apenas a Fuji. 
11. Já experimentaste fotografar com telemóvel ?
Sim, algumas vezes.
12. Se fazes fotografia de retrato, tens algum modelo habitual ?
Gosto dos retratos, mas prefiro fotografar ao acaso, não tenho nenhum modelo habitual. 
13. Quando viajas levas a máquina fotográfica contigo ? O que procuras fotografar ? Paisagens, Monumentos e/ou Pessoas?
Sim, minha câmera está sempre comigo, e tento registrar tudo aquilo que me chama a atenção, o que desperta o meu olhar. 
14. Em que modo costumas fotografar ? (automatico, manual, prioridade à abertura, etc)
Tenho utilizado bastante o manual, para equilibrar abertura e ISO, e em algumas vezes, recorro ao automático. 
15. Gostas mais da fotografia a cores ou P&B ?
Prefiro fotografar a cores, para ter a possibilidade das duas versões, quando julgo necessário converto a foto pra P&B.
16. Num universo de 750 fotos de qualidade consegues escolher as 10 fotos melhores ?
Sou muito crítico em relação as minhas fotos, mas quando desenvolvo empatia por elas se torna um pouco difícil escolher.
17. Costumas publicar as tuas fotos em algum site de fotografia ? Se sim, qual ou quais ?
Sim, no olhares: http://olhares.uol.com.br/Cezarsantos
e no meu blog pessoal: http://habitantedeumlarsemmuros.blogspot.com.br/ 
18. O que mais procuras num site de fotografia ? (exposição das fotos, comentários, dicas, outros)
Procuro expor meu trabalho e com isso poder compartilhar experiências, trocar informações, receber dicas e ficar informado sobre o mundo da fotografia, pois considero muito saudável a troca que existe nesses sites. 
19. O que mais te agrada na fotografia:
Estética; Composição; Cor; Luz; Contraste; Impacto visual
Gosto do impacto visual, mas considero que uma boa fotografia é o balanço de todos esses elementos. 
20. Quem mais te influenciou na fotografia ?
Tenho uma amiga, que se chama Thaís Benassi, ela costuma fotografar e as fotografias dela são inspiradoras, ela faz parte da minha rotina e acredito que isso me inspirou bastante. 
21. Porque é que a fotografia é importante para ti ?
A fotografia foi a forma que encontrei de me expressar, de falar tudo aquilo que está na minha alma, sou muito ligado à arte e a fotografia é a arte que melhor me veste. 
22. Acreditas na expressão: Uma foto vale mil palavras ? Se sim, porquê ?
Sim, a fotografia tem a capacidade de falar, de transpor o silêncio, de ir além das palavras e despertar sentimentos. 
23. Se a fotografia não existisse, o mundo seria diferente ?
Com certeza, deixaríamos de nos emocionar diversas vezes, perderíamos parte de nossa história com o tempo, a fotografia além de uma grande ferramenta artística é fundamental para o registro histórico. 
24. O que gostarias de ver através da tua câmara fotográfica ?
Sentimentos, é o que quero sempre ver através de minha câmera, poder encontrar sentimentos até mesmo nos seres inanimados. 
25. Quem é o teu fotografo favorito ?
Laura Correa que tem me encantado a cada dia mais com seu trabalho, e Valmir Santos, um grande amigo que com sua ânsia de fotografar, parceria e incentivo me estimula sempre a produzir. 
26. Achas que é preciso ter talento para registrar emoção numa fotografia ?
Acredito que é preciso olhar com sentimentos, para que esses sentimentos sejam transmitidos para o seu trabalho.
27. Achas que o preço de uma câmara fotográfica pode afetar o resultado final da foto ?
Sim, embora possamos fazer grandes fotos até mesmo com celulares, na maioria das vezes um bom equipamento com o preço mais elevado pode fazer toda a diferença.
28. Tens estilo próprio na fotografia ? Se sim, qual ?
Não, gosto muito dos pormenores, macros e abstrato, mas não tenho um estilo definido na fotografia.
29. Para ti a fotografia é um hobby ou uma necessidade ?
Tem se tornado uma necessidade, é na fotografia que encontro subterfúgios para toda essa limitação humana.
30. O que é necessário para ser um bom fotografo ?
Em primeiro lugar amor pela fotografia, e é esse amor (ou talento) que vai impulsionar o aprendizado e o aperfeiçoamento.
31. O que mais gostas de fotografar ?
Tudo aquilo que me chame à atenção, que desperte o meu olhar.
32. Na tua opinião, o que faz da fotografia uma arte ?
Os sentimentos nela depositados, que são refletidos para o observador.
33. Acreditas que a fotografia de rolo (35mm) vai acabar definitivamente na fotografia digital ?
Sim, acredito que ainda pode persistir por algum tempo, mas infelizmente não resistirá ao grande avanço tecnológico.

Entrevista por
Joao Pires

Comentários

  1. Adorei conhecer um pouco mais desse que tem sído um grande amigo.
    Um fotógrafo que procura colocar sentimento em cada trabalho que faz.
    Meus cumprimentos aos dois:Cezar Santos e João Pires pelo excelente trabalho.

    ResponderEliminar
  2. não conhecia a esse fotografo e acho muito agradável que ele possa expressar tudo o que tem dentro na sua alma e transformá-lo numa obra de arte.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

email interview to Vera Tucovic - Belgrade

Entrevista por email a Mario Beducci - Valcarecce, MC, Italia (IT)

Entrevista por email a Mario Beducci - Valcarecce, MC, Italia (PT)