Modo Tv Prioridade à velocidade

O modo Tv adequa-se em especial às fotografias com cenas em movimento. Exemplos: cenas de desporto, vôo de aves, etc.

Assim, no modo Prioridade de Obturador de Velocidade (Tv), pode fixar-se a acção ou criar um efeito de arrastamento.

Por exemplo na foto de um fontanário (repuxo de água) pode obter-se efeito de arrastamento ou acção desfocada com 1/30 seg.; para fixar a acção (fixar o repuxo de água) pode utilizar-se uma velocidade rápida, por exemplo: 1/2000 seg.

Passos para utilizar o Tv


  1. Selecionar o modo Tv
  2. Definir a velocidade pretendida do obturador
  3. Tire a fotografia
  4. Comparar resultados do mesmo cenário (em movimento) com velocidades diferentes 


Sugestões:

Para fixar a acção ou motivo em movimento, utilize uma velocidade do obturador rápida, como 1/4000 seg. a 1/500 seg.

Para criar um efeito de arrastamento quando se fotografa uma criança ou um animal a correr, criando a impressão de movimento rápido, utilize uma velocidade média do obturador, como 1/250 seg e 1/30 seg. Siga o motivo em movimento através do visor e carregue no botão do obturador para captar a imagem. Se utilizar uma teleobjetiva, segure-a bem para evitar a vibração da câmara.

Como criar efeito de arrastamento quando fotografa a água de um rio ou de uma fonte, utilize uma velocidade lenta do obturador de 1/30 seg ou menos. Utilize um tripé para evitar a vibração da câmara.

Defina a velocidade do obturador de modo que a indicação de abertura não pisque ou emita outro sinal equivalente de alerta, pois se carregar no obturador até meio e alterar a velocidade do obturador enquanto a abertura aparece no visor, a indicação de abertura vai alterar-se de modo a manter a mesma exposição (quantidade de luz captada pelo sensor de imagem). Se exceder o intervalo de abertura que pode ajustar, a indicação de abertura começa a piscar ou emitir sinal similar no sentido de alertar que não é possível obter exposição-padrão.

Se a exposição for demasiado escura significa que foi utilizada uma velocidade superior ao necessário; se a exposição for demasiado clara, significa que a velocidade utilizada foi demasiado lenta.






Comentários

  1. Valeu! Me interesso muito por este "capítulo" da fotografia. Mas não encontro na minha câmera o modo Tv. Vou precisar ler um pouco mais.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

email interview to Vera Tucovic - Belgrade

Entrevista por email a Mario Beducci - Valcarecce, MC, Italia (IT)

Entrevista por email a Mario Beducci - Valcarecce, MC, Italia (PT)