Entrevista por email a Alan de Souza


Alan de Souza
Alan de Souza








1. Qual o teu primeiro contacto com a fotografia ? Atualmente tenho 25 anos e posso dizer que de alguma forma eu sempre gostei de fotografia, porém durante a adolescência não tinha contato com nenhum fotógrafo e nem com outras pessoas que compartilhassem esse mesmo gosto comigo. Quando entrei na faculdade de Publicidade tive o primeiro contato, bem básico, com a fotografia. 

2. Como desenvolveste o gosto pela fotografia ? O grande interesse veio quando decidi fazer um curso expresso de 2 dias onde o Professor apresentou diversas fotos premiadas, e fez uma introdução geral sobre o que era a fotografia! Esses 2 dias foram suficientes para eu decidir que realmente queria me dedicar mais a essa arte. 

3. Que tipo de fotografia gostarias de fazer ? Eu gostaria de fotografar mais cenas espontâneas, cenas das ruas, cotidianas da minha cidade (Rio de Janeiro), também pessoas e paisagens Sul-americanas. 

4. Que tipo de fotografia costumas fazer ? Eu ainda sou um iniciante e fotografo de tudo, objetos, pessoas, viagens, eventos etc. Acho super importante manter um leque aberto em relação a minha fotografia. 

5. Já leste algum livro sobre fotografia ? Se sim, qual ou quais? Leio muito sobre tudo e acredito a cultura é um grande diferencial na hora de fotografar.
Atualmente estou lento um livro que não é específico sobre fotografia mas sobre a imagem e como nós a percebemos. Muito bom recomendo, o nome é A Imagem Autor Jacques Aumont Ed. Texto&grafia. 

6. Já fizeste algum curso de fotografia ? Sim, e estou cursando atualmente.
7. Quais são as partes do dia que geralmente utilizas para fotografar (manhã, tarde ou noite)? Depende da situação, como falei anteriormente, sou fotógrafo iniciante e fotografo de tudo. Já fotografei eventos na madrugada e ao amanhecer, festas a noite, viagens a tarde e etc.
Eu gosto muito da luz durante o entardecer e ao amanhecer, gostaria de tirar mais fotos nessas situações. 

8. Fotografas durante a semana ou no final de semana ? Quase sempre aos finais de semana. 

9. Qual é o equipamento de fotografia que geralmente utilizas ? Atualmente utilizo uma Canon 7D e o flash 560EXII 

10. Já experimentaste várias máquinas fotográficas ou geralmente utilizas sempre a mesma? Antigamente fotografava com as compactas mesmo, a Canon 7D é minha primeira SLR 

11. Já experimentaste fotografar com telemóvel ? Sim, apesar das limitações, é útil ter um celular com uma boa câmera para diversas situações inesperadas, onde seria muito improvável você estar com o seu equipamento. 

12. Se fazes fotografia de retrato, tens algum modelo habitual ? Não tenho modelo habitual. 

13. Quando viajas levas a máquina fotográfica contigo ? O que procuras fotografar ? Paisagens, Monumentos e/ou Pessoas? Sim, procuro fotografar as pessoas as situações, procuro tentar transmitir a cultura do local e a minha visão sobre ela.
14. Em que modo costumas fotografar ? (automatico, manual, prioridade à abertura, etc) No modo Manual 

15. Gostas mais da fotografia a cores ou P&B ? As P&B são tradicionais despertam um saudosismo, se bem feitas podem até emocionar.
Mas as cores transmitem informação e e sensações, podem contar muito sobre a história da foto, por isso são as minhas preferidas. 

16. Num universo de 750 fotos de qualidade consegues escolher as 10 fotos melhores ? Ficaria indeciso, mas creio que sim. 

17. Costumas publicar as tuas fotos em algum site de fotografia ? Se sim, qual ou quais ? Dei a sorte ao conhecer o site olhares e frequento ele desde muito antes de decidir me dedicar realmente a fotografia, na minha opinião é o melhor do estilo.
Além dele utilizo o flickr e facebook para divulgação também.
http://olhares.uol.com.br/alansouza 

18. O que mais procuras num site de fotografia ? (exposição das fotos, comentários, dicas, outros) Vejo muito as galerias, procuro me inspirar através das fotos e idéias que eu gosto e tento adivinhar como elas foram feitas. 

19. O que mais te agrada na fotografia: Estética; Composição; Cor; Luz; Contraste; Impacto visual Todos os fatores são importantes para se ter uma boa foto, mas a composição pode fazer de foto algo inesquecível, ela é a responsável por transformar uma fotografia em obra de arte. 

20. Quem mais te influenciou na fotografia ? Eu me influencio sempre que vejo um trabalho que gosto. Me inspirei bastante também com o meu primeiro professor de fotografia no 1º curso expresso (Marcos Venicius). 

21. Porque é que a fotografia é importante para ti ? Ela me ajuda a me expressar, e compartilhar a minha visão de mundo. 

22. Acreditas na expressão: Uma foto vale mil palavras ? Se sim, porquê ? Sim e Não! Vou explicar: no fotojornalismo, por exemplo, uma foto pode ser fonte de informação e instrumento de convencimento tanto quanto um discuso, e ambos podem ser manipulados em função dos objetivos do fotógrafo ou do interlocutor. A vantagem da fotografia é ser direta, factível não deixa dúvidas em quem a vê, diferente das palavras de podem gerar dúvidas em quem ouve de acordo com a credibilidade de quem está falando. 

23. Se a fotografia não existisse, o mundo seria diferente ? Com certeza! A fotografia está tão presente no mundo atual, que se torna até difícil imaginar como seria se ela não existisse.
Na sociedade atual fotografia acumula funções, ele preserva o viés artístico que é inerente, como também cumpre um papel principal nessa nova era da informação através das mídias sociais como facebook e etc. Através dessas novas mídias a fotografia amplia a sua função de registrar apenas os momentos especias da vida e passa a registrar todos os momentos possíveis da vida de uma pessoa.
Por isso, eu não sei como seria, mas se a fotografia não existisse com certeza o mundo seria outro. 

24. O que gostarias de ver através da tua câmara fotográfica ? Um mundo mais justo e melhor!
Gostaria de um dia poder fotografar a prosperidade da Africa e escrever na legenda que ela foi tirada em um continente onde ninguém morre de fome e nem vítima de gerra civil!
Gostaria de sempre que olhasse através da lente enxergasse a felicidade do outro lado! 

25. Quem é o teu fotografo favorito ? Eu não conseguiria dizer com sinceridade apenas um nome favorito, mas me identifico muito com os fotojornalistas, isso não quer dizer que não goste dos outros gêneros também. 

26. Achas que é preciso ter talento para registar emoção numa fotografia ? Sim, mas além de talento é preciso muito estudo e técnica. O fotógrafo não pode contar com a sorte para fazer uma boa foto, ele tem que se dedicar, estudar muito para saber com traduzir as emoções em forma de imagem. 

27. Achas que o preço de uma câmara fotográfica pode afetar o resultado final da foto ?
É preciso avaliar o custo benefício, não é o preço em si mas o recursos, e as câmeras com melhores recursos costumam ser mais caras, porém é preciso avaliar se aquele recurso é importante para o tipo de fotos que você tira ou não. Para isso é necessário conhecimento técnico. 

28. Tens estilo próprio na fotografia ? Se sim, qual ? Pode até ser que eu tenha, mas ainda não consigo identificar. O estilo próprio vem com o tempo, atualmente estou experimentando de tudo um pouco. 

29. Para ti a fotografia é um hobby ou um modo de vida (profissional) ? Bem..., Eu pretendo ganhar dinheiro com a fotografia, porém acredito que ela nunca pode deixar de ser um hobby. Meu professor de fotografia Edsom Gamma, uma vez disse que para se tornar um bom profissional é preciso ser primeiro um grande amador e acredito que isso é verdade, no sentido de que nunca se pode parar de experimentar e descobrir coisas novas, isso faz toda a diferença. 

30. O que é necessário para ser um bom fotografo ? Para ser um bom fotógrafo é preciso primeiro ser uma boa pessoa!
Toda fotografia sempre carrega um pouco da visão que o fotógrafo tem do mundo, você não consegue transmitir aquilo que você não está "vendo". Você não conseguirá transmitir a felicidade, por exemplo, se estiver infeliz, entre outros.
Outro pré-requisito é, como já falei, é o conhecimento e é preciso investir sempre em conhecimento.
Ter cultura é importantíssimo, ver filmes ir a museus, frequentar bares, conhecer a história dos países e das sociedades. Isso tudo é fundamental para se ter uma visão 360º do mundo, saber porque você está ali fotografando, o quê é importante para uma pessoa que está sendo fotografada e para transmitir em uma imagem tudo o que um momento/cena representa. 

31. O que mais gostas de fotografar ? Eu gosto de fotografar tudo em geral, porém o que mais me encanta são as pessoas. 

32. Na tua opinião, o que faz da fotografia uma arte ? A vida é unica e finita e os momentos também, a fotografia permite eternizar um ponto de vista sobre um momento que NUNCA mais acontecerá de novo exatamente da mesma forma. 

33. Acreditas que a fotografia de rolo (35mm) vai acabar definitivamente na fotografia digital ? Ela permanecerá como hoje permanecem os disco de vinil. 

34. Qual é a história da tua fotografia? Todos os fotógrafos são considerados contadores de histórias. As tuas fotos transmitem alguma coisa? Sim, cada uma tem uma história, se estiver fotografando para mim sempre procuro transmitir o que estou vivendo, se estiver fotografando para alguém procuro registrar o melhor do que está acontecendo no momento. 

35. Como fotógrafo, és o primeiro crítico dos teus trabalhos? Sim, sou muito criterioso com os meus trabalhos. Valorizo a qualidade acima de tudo e pretendo fazer fotos de qualidade, para isso tenho sim que ser o primeiro crítico das minhas fotos. 

36. Concordas com a expressão: "Escrever um elogio com a intenção de agradar o fotógrafo para receber a sua visita, é tão mau como dar uma crítica destrutiva." Sim, ambos contribuem para confundir o fotógrafo em relação aos acertos e erros de seu trabalho. 

37. Há pessoas que te inspiram á fotografar? Sim, eu sou grato a meus colegas de curso, amigos da faculdade, as pessoas que estão aprendendo a fotografar junto comigo e todas as pessoas que de alguma forma me apoiam, incentivam e/ou inspiram.
Dedico minhas fotos em especial a uma grande amiga, Larissa Moreira, o fato de perceber que uma pessoa tão querida gosta do que eu faço, me da vontade melhorar até me tornar o melhor de todos. 

Veja também
Entrevista por email à fotógrafa Lina Marano

Joao Pires
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

email interview to Vera Tucovic - Belgrade

Entrevista por email a Mario Beducci - Valcarecce, MC, Italia (IT)

Entrevista por email a Mario Beducci - Valcarecce, MC, Italia (PT)